Por que o Concorde é uma obra-prima da engenharia?

Em 2 de março de 1969, o lendário Concorde subiu aos céus pela primeira vez.

Tornou-se instantaneamente um ícone do design e teve um desempenho muito à frente de seu tempo.

Então, quão rápido foi o Concorde? Com uma velocidade de decolagem de 250 mph e uma velocidade de cruzeiro de 1.350 mph (cerca de duas vezes a dos jatos de passageiros padrão atuais), ele poderia voar de Londres a Nova York em pouco menos de três horas e meia, em vez de oito horas (o que era padrão na época).


Concorde em seu primeiro vôo, sobrevoando Paris, 1967. Crédito da imagem: Fotos Airbus Heritage France

No passado, a linha LEGO® Icons celebrou algumas das maravilhas mais impressionantes do mundo da engenharia , e sentimos que já era hora de recebermos no clube o avião de passageiros mais famoso do mundo.

Então, enquanto o conjunto LEGO Icons Concorde se prepara para decorar, conversamos com o Designer Sênior Milan Madge sobre o que o torna tão único.

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Projetado para velocidade

"Concorde é uma música especial por muitos motivos", diz Milan. Mesmo que você não tenha conhecimento da engenharia, você percebe imediatamente a silhueta elegante e fluida. É um ícone de design."

Apesar de sua aparência única, o design original do Concorde era para função, não forma. E a função que os engenheiros originais buscavam era essencialmente uma coisa: velocidade.

“A potência da aeronave são quatro enormes motores Olympus montados sob as asas”, continua Milan. “Eles são capturados no conjunto LEGO com todas as diferentes entradas e saídas de ar.”


Vista da entrada do Concorde 212, tirada em 1977. Crédito da imagem: Fotos Airbus Heritage France

Então, para chegar à velocidade supersônica, você precisa de algo incrivelmente simplificado. E, para poder pousar uma aeronave tão aerodinâmica, o nariz caído entrou em cena.

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Recriando um ícone

Milan explica que até o nariz caído foi uma decisão funcional.

“O problema é que quando você está pousando, os pilotos não conseguem ver a pista porque o nariz é muito longo e o ângulo de aproximação é íngreme. Foi daí que veio o nariz caído.”


Um teste de voo do Concorde em novembro de 1970, onde você pode ver o nariz caído. Crédito da imagem: Fotos Airbus Heritage França

E, claro, não se pode falar do Concorde sem falar das asas.

A forma é chamada de asa Delta da letra grega Delta (Δ).

“A ala é algo em que passamos muito tempo”, diz Milan. “Toda a seção central da aeronave é construída lateralmente, de modo que os pinos de tijolos não ficam em sua orientação normal. Isso nos permitiu criar uma asa forte e também nos permitiu obter uma parte inferior lisa do modelo LEGO.”

Isto é importante porque este modelo possui um expositor que torna a parte inferior visível.

E quase tão exigentes quanto os engenheiros do Concorde, Milan e a equipe prestaram atenção em cada parte do cenário, inclusive na arquibancada.

“Queríamos que o estande reforçasse a ideia de que o Concorde não tinha peso. Então criamos um suporte fino com uma curva sutil e uma impressão em um novo formato que parece uma placa de latão gravado.”

A integração do trem de pouso foi outro desafio, devido à finura da asa.

“Queríamos que o modelo tivesse trem de pouso, mas o trem de pouso era mais grosso que a asa.”

Felizmente, a experiência de Milão, incluindo o projeto de outra maravilha da engenharia, o LEGO NASA Space Shuttle Discovery, foi útil.

“A experiência no Ônibus Espacial ajudou muito. No Concorde, queríamos fazer uma caixa de câmbio que nos permitisse abaixar e subir a marcha simultaneamente.”

Para isso, Milan e a equipe tiveram que criar um mecanismo que se estendesse por quase todos os 41,5 centímetros do conjunto e que abaixasse os três conjuntos de trens de pouso em velocidades diferentes, todos alojados na fuselagem bastante estreita, sem atrapalhar. o interior.


O interior do LEGO Icons Concorde


Um vislumbre do interior do verdadeiro Concorde. Crédito da imagem: Fotos Airbus Heritage França

Quando perguntamos ao Milan como eles fizeram isso, ele não pôde deixar de rir.

“Com muita dificuldade!”

Não vamos estragar mais, pois esta construção tem que ser feita para acreditar. O tamanho dele, medindo 105 cm de comprimento e 43 cm de largura, diz tudo. Na verdade, é tão técnico que tivemos que adicionar o LEGO Icons Concorde à nossa lista das construções mais desafiadoras para adultos…

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Acelerando para sua coleção LEGO®

Milan e sua equipe passaram por dezenas de iterações do modelo, muitas vezes com a ajuda e o apoio da equipe Airbus Heritage, que tem acesso a todos os arquivos do Concorde.

Juntos, eles criaram um modelo preciso que inclui nariz inclinado inclinável, trem de pouso funcional, roda traseira retrátil e asas delta com elevons móveis ou lemes superiores e inferiores articulados.

Quer você seja um fã do Concorde ou simplesmente adore um bom design, este novo conjunto supersônico é obrigatório.

©Operações Airbus SAS 2023

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